quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Continuando a visita pelo Eixo IV...

Revendo novamente o semestre IV quero fazer algumas reflexões sobre a interdisciplina Representação do Mundo pelos Estudos Sociais. Encontrei o texto “A socialização da criança” que é um capítulo do livro Estudos Sociais: Teoria e Prática de Aracy do Rego Antunes, Heloisa Fesch Menandro e Tomoko Iyda Paganelli. Neste texto, elas fazem algumas considerações em torno da importância da escola trabalhar na disciplina de Estudos Sociais a socialização. Segundo as autoras “A construção da noção de vida em sociedade – objetivo maior do trabalho em Estudos Sociais – passa necessariamente pela questão da socialização da criança.”
Em meu estágio com a Educação Infantil, constatei o quanto o trabalho com a questão da socialização é importante para que a criança aprenda a viver em sociedade. Precisam entender que a relação com o outro deve ser de trocas constantes. Mas para que as crianças tenham este entendimento a escola deve desenvolver atividades em sala de aula capazes de levá-las a essa reflexão.
Procurei em meu estágio realizar muitas atividades em grupos, objetivando a socialização das crianças e mostrando a elas o quanto é importante ocupar o seu espaço, respeitando o do outro. Acredito que as relações sociais precisam ser trabalhadas sempre na escola independente da série. É fator indispensável para a formação de um indivíduo consciente de seu papel na sociedade. Somos seres “singulares”, mas indiscutivelmente sociais.

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Vanícia,
muito bom ver que vens complementar tua postagem sobre o eixo VI. sinal de comprometimento e consciência de que poderias complementar tua reflexão, que a meu ver está contextualizada, apresentando coerência entre teoria e prática e ainda contemplando situações de tua prática pedagógica....
Abração e seguimos dialogando....