quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Letramento...

O estudo sobre letramento me ajudou a refletir sobre o quanto é importante o educador ter bem claro o que é de fato tornar o aluno letrado. Muitos ainda entendem que o aluno letrado é aquele que decodifica o código escrito. Sabe-se que letrar é muito mais que isso. É dar condições para o aluno colocar-se como sujeito do seu próprio discurso, tanto oral quanto escrito. Uma escritora que trabalha muito esta questão do letramento é Magda Soares. Ela acredita que a alfabetização não pode estar separada do letramento.

“Dissociar alfabetização de letramento é um equívoco porque, no quadro das atuais concepções psicológicas, lingüísticas e psicolingüísticas de leitura e escrita, a entrada da criança no mundo da escrita se dá simultaneamente por esses dois processos: pela aquisição do sistema convencional de escrita – a alfabetização, e pelo desenvolvimento de habilidades de uso desse sistema em atividades de leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita – o letramento.”

Talvez pelo fato de muitos fazerem essa separação entre alfabetização e escrita é que muitas crianças não conseguem se alfabetizar.
O letramento como pude ver com as leituras feitas é um bom tema para aprofundamento e estudo já que é assunto complexo e extremamente necessário para todos os educadores.

Um comentário:

Roberta disse...

Vanícia!!

Temos muitas crianças que decodificam o código da escrita mas não compreendem o que lêem por isso estar desassociado do que vivem.
Os professores devem considerar a língua oral, a escrita e a leitura como meios de fazer com que seu aluno se torne alfabetizado e letrado.

Abraços
Roberta