A interdisciplina de Libras está me proporcionando um estudo que sempre tive curiosidade. Acho interessante assistir os intérpretes nos programas de televisão, embora não tenha domínio desta linguagem.
Os surdos, hoje, conquistaram um grande espaço na sociedade, já são mais respeitados, antes eram tratados como deficientes. Sabe-se que eles possuem uma cultura própria.
Um aspecto que os textos possibilitaram conhecer foi à diferenciação entre cultura surda e comunidade surda. A primeira compreende a relação entre os surdos, o relacionamento destas pessoas entre si, como uma forma específica de comunicação. Já na comunidade surda convive também pessoas ouvintes que buscam os mesmos interesses do grupo.
A língua de sinais até o estudo dessa interdisciplina era considerado por mim como única em todo o mundo, o que descobri que não é, cada país tem sua própria língua de sinais.
Conhecer a língua de sinais é importante para quaisquer ouvintes que convivem com surdos, principalmente os educadores que tem em sua sala de aula um aluno surdo, assim poderão auxiliá-lo com mais eficácia. Caso o educador não tenha, ainda, o domínio dessa língua, faz-se necessário ao menos manter uma comunicação bem expressiva, com movimentos faciais e corporais, sendo o contato visual bastante significativo para a comunicação.
Os surdos, hoje, conquistaram um grande espaço na sociedade, já são mais respeitados, antes eram tratados como deficientes. Sabe-se que eles possuem uma cultura própria.
Um aspecto que os textos possibilitaram conhecer foi à diferenciação entre cultura surda e comunidade surda. A primeira compreende a relação entre os surdos, o relacionamento destas pessoas entre si, como uma forma específica de comunicação. Já na comunidade surda convive também pessoas ouvintes que buscam os mesmos interesses do grupo.
A língua de sinais até o estudo dessa interdisciplina era considerado por mim como única em todo o mundo, o que descobri que não é, cada país tem sua própria língua de sinais.
Conhecer a língua de sinais é importante para quaisquer ouvintes que convivem com surdos, principalmente os educadores que tem em sua sala de aula um aluno surdo, assim poderão auxiliá-lo com mais eficácia. Caso o educador não tenha, ainda, o domínio dessa língua, faz-se necessário ao menos manter uma comunicação bem expressiva, com movimentos faciais e corporais, sendo o contato visual bastante significativo para a comunicação.
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