A tutora Fabiana no comentário da postagem do eixo V destacou que eu poderia aprofundar mais os conceitos das fases cognitivas do desenvolvimento da criança segundo Piaget. Sendo o foco do meu TCC o lúdico nas primeiras séries do Ensino Fundamental, abordarei especialmente as fases pré-operatório e operatório concreto, já que essas fases correspondem à idade dos alunos dessas séries.
No período pré-operatório (2 aos 7 anos) a criança reflete sobre suas ações através dos objetos que são seus brinquedos sem estar experienciando-as naquele momento. Isso acontece devido aos esquemas de ações interiores tratados por Piaget como esquemas simbólicos. A criança tem a capacidade mental de criar símbolos, por exemplo, é capaz de reproduzir uma situação sem a presença dos objetos que faziam parte da ação. É a fase em que imitam, fantasiam aos seus desejos. O pensamento da criança é centrado em si mesma, por isso nessa fase chamamos de pensamento egocêntrico.
O período operatório-concreto (7-8 anos a 11-12 anos) é marcado por um pensamento menos egocêntrico, isto significa que a criança consegue ser mais compatível com o mundo que a rodeia. Ela é capaz de separar o mundo real da fantasia. O pensamento da criança orienta-se com o uso de material concreto, pois ela ainda não consegue pensar abstramente.
Portanto, ter o conhecimento das fases do desenvolvimento segundo Piaget é de extrema importância para educadores, pois o interesse da criança por determinadas atividades lúdicas variam conforme o estágio em que se encontra.
No período pré-operatório (2 aos 7 anos) a criança reflete sobre suas ações através dos objetos que são seus brinquedos sem estar experienciando-as naquele momento. Isso acontece devido aos esquemas de ações interiores tratados por Piaget como esquemas simbólicos. A criança tem a capacidade mental de criar símbolos, por exemplo, é capaz de reproduzir uma situação sem a presença dos objetos que faziam parte da ação. É a fase em que imitam, fantasiam aos seus desejos. O pensamento da criança é centrado em si mesma, por isso nessa fase chamamos de pensamento egocêntrico.
O período operatório-concreto (7-8 anos a 11-12 anos) é marcado por um pensamento menos egocêntrico, isto significa que a criança consegue ser mais compatível com o mundo que a rodeia. Ela é capaz de separar o mundo real da fantasia. O pensamento da criança orienta-se com o uso de material concreto, pois ela ainda não consegue pensar abstramente.
Portanto, ter o conhecimento das fases do desenvolvimento segundo Piaget é de extrema importância para educadores, pois o interesse da criança por determinadas atividades lúdicas variam conforme o estágio em que se encontra.
Um comentário:
OLá Vanicia,
é isso aí, gostei de ver.
A intervfenção foi feita e a resposta está aqui.
Este é o objetivo do comentário, suscitar a complementação da ideia quando esta se faz necessária.
Te sugeri a complementação, pois percebi que ela fazia referência as fases de desenvolvimento da criança de forma muito superficial, e as mesmas são referenciais importantes para a construção do teu TCC...
Abração e continue demosntrando teu comprometimento e potencial....
Postar um comentário