Ainda no eixo VI na interdisciplina de Filosofia da Educação discutimos muito sobre o papel da argumentação que tem o objetivo de convencer, justificar uma ideia, uma tese e não o de apenas dar uma explicação sobre algo. Agora, com a elaboração do TCC, sei o quanto é necessário ter bons argumentos para que nossa ideia tenha sustentação e credibilidade. Portanto, o estudo sobre argumentação foi muito útil no trabalho de conclusão.
Nessa mesma interdisciplina encontrei o texto “Educação após Auschwitz” de Adorno que abordam questões significativas em torno da educação, civilização e barbárie, mostrando os rumos da sociedade.
O texto nos informa sobre as inúmeras barbáries que ocorreram ao longo da história, as que estão acontecendo e as que ainda podem acontecer se não fizermos alguma coisa para que mudanças ocorram. Penso que é preciso investir numa educação que privilegie a singularidade de cada indivíduo. Além disso, que exista a cooperação entre as pessoas e que o diálogo seja a melhor forma para resolver os problemas.
A escola é um espaço de relações diversas e deve assumir o seu papel de formadora de cidadãos críticos, que saibam pensar, caso contrário poderá estar reforçando a barbárie, como diz o texto de Adorno “A educação só teria pleno sentido como educação para a auto-reflexão crítica”. É preciso olhar o aluno como um ser importante no mundo, com sentimentos. Muitos que estão cometendo barbárie hoje podem ser aqueles que não foram levados a conhecer-se, a ver no outro o afeto, o respeito, o gostar de si.
Nessa mesma interdisciplina encontrei o texto “Educação após Auschwitz” de Adorno que abordam questões significativas em torno da educação, civilização e barbárie, mostrando os rumos da sociedade.
O texto nos informa sobre as inúmeras barbáries que ocorreram ao longo da história, as que estão acontecendo e as que ainda podem acontecer se não fizermos alguma coisa para que mudanças ocorram. Penso que é preciso investir numa educação que privilegie a singularidade de cada indivíduo. Além disso, que exista a cooperação entre as pessoas e que o diálogo seja a melhor forma para resolver os problemas.
A escola é um espaço de relações diversas e deve assumir o seu papel de formadora de cidadãos críticos, que saibam pensar, caso contrário poderá estar reforçando a barbárie, como diz o texto de Adorno “A educação só teria pleno sentido como educação para a auto-reflexão crítica”. É preciso olhar o aluno como um ser importante no mundo, com sentimentos. Muitos que estão cometendo barbárie hoje podem ser aqueles que não foram levados a conhecer-se, a ver no outro o afeto, o respeito, o gostar de si.
2 comentários:
Olá Vanícia,
tua postagem traz reflexões bem pontuais em relação a conteúdos trabalhados na interisciplina de Filosofia da Educação e nos faz realmente refletir sobre situações que vivenciamos no nossso dia-a-dia.
Fico muito satisfeita por saber, Vanícia, que estas aprendizagens construídas nesta interdisciplina estão te auxiliando na construção de teu TCC e te possibilitando repensar nosso papel enquanto educadores.
Abração,
Seguimos dialogando....
Postar um comentário