segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Eixo II

Revendo as atividades do eixo II, gostei de relembrar o trabalho que fizemos na interdisciplina do Seminário Integrador sobre o filme Encouraçado Potemkin. Lembro que as cenas foram sendo mostradas sem áudio e cada um foi fazendo suas interpretações. O interessante foi que na mesma cena as interpretações foram diferentes. Um mesmo fato pode ser visto várias vezes pela mesma pessoa e, a cada momento serão descobertas coisas novas. Nessa atividade discutimos sobre a importância de um olhar atento e observador.
Estamos passando por um período em que nosso olhar está direcionado para um tema específico. É importante ler e reler o material que vamos produzindo para o TCC, pois a cada leitura podemos ampliar ideias ou reforçá-las.
Nesse mesmo eixo tivemos a interdisciplina Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia I, e reli o material sobre Freud, o pai da psicanálise. Sua teoria ajuda a entender melhor algumas de nossas atitudes e comportamentos ao longo da vida e, principalmente compreender várias reações dos alunos em sala de aula.
Achei interessante a visita que fiz a um fórum de discussão realizado na interdisciplina Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica, onde foi solicitado que fizéssemos uma discussão a fim de buscar na memória fatos da nossa vida, que foram marcas importantes da nossa história, fragmentos da memória. Da mesma forma, neste semestre e neste espaço do portfólio, estamos relembrando toda a nossa caminhada durante o curso, buscando na memória nossas aprendizagens.

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Vanícia,
a atividade que selecionaste para elaborar tua reflexão é bastante pertinente ao momento em que estás vivendo e a tarefa que estás realizando, a produção do teu TCC.
É realmente muito interessante viajarmos em nossas recordações e em nossas produções. Como disseste, em cada momento que voltamos em uma situação vivida, nosso olhar pode ser modificado.
E esse olhar observador, atento, tão importante para que possamos compreender o mundo que nos cerca, nos permite compreender atitudes e comportamentos de nossos alunos, assim como encontrar em situações que vivemos hoje, relações com o que temos marcado em nossa memória.
Abração, e que este olhar atento, observador, necessário ao educador esteja presente em tua caminhada como meio para diagnosticar e buscar soluções para as situações que poderás vivenciar tanto em sala de aula como em tua vida pessoal.