
Trabalhar com a Educação Infantil está sendo prazerosa, uma experiência única. Nessa idade as crianças estão vivendo o mundo da fantasia.
É muito interessante a relação que os meus alunos têm com os mascotes que foi criado por eles em sala de aula. Essa é uma proposta que está dando certo e a cada dia dois alunos os levam para casa o Léo e a Luciana, assim batizados pela turma.
No início de cada aula os alunos que levaram os mascotes para visitar sua casa relatam como foi passar um dia com ele. Segundo Maria Virgínia Gastaldi “A narrativa (...) é, portanto, o que modela e estimula a atividade mental”. Neste sentido, a oralidade é fundamental no desenvolvimento das crianças na pré-escola.
No início de cada aula os alunos que levaram os mascotes para visitar sua casa relatam como foi passar um dia com ele. Segundo Maria Virgínia Gastaldi “A narrativa (...) é, portanto, o que modela e estimula a atividade mental”. Neste sentido, a oralidade é fundamental no desenvolvimento das crianças na pré-escola.
Quando fazem o relato sobre os mascotes, também procuro explorar sempre a sequência de atividades que eles realizam juntos e o tempo que isso acontece, desenvolvendo a sucessão temporal. Assim, percebo o quanto os alunos o tratam como se fossem um super amigo, um parceiro, alguém que tem sentimentos, vida própria. Esse mundo de faz-de-conta infantil é uma forma da criança aprender as coisas, trabalhando com os seus sentimentos e brincando com a sua realidade.
Ainda, para trabalhar esse mundo da imaginação e fantasia, também gosto de contar histórias. Esta semana ouviram a história “Tudo começa em casa” da autora Cristiane Ostermann da série Muda Mundo, que trata do relacionamento familiar e das relações com o outro. Usei para a contação as imagens ampliadas do livro e a partir delas fui contando a história. As crianças gostaram muito. Essa forma de contação permitiu que eles imaginassem a partir das imagens o que iria acontecer, e ainda é uma maneira de tornar a história ainda mais real na mente de cada criança.
Um comentário:
Oi Vanícia,
Tuas atividades parecem bem interessantes, dinâmicas, mas, insisto, gostaria de perceber relações, articulações entre essas atividades que propões e a arquitetura pedagógica que as engloba.
Tens enfrentado alguma dificuldade na realização das atividades? Na tua opinião, estás atingindo os objetivos que propões para as aulas? Como avalias isso?
Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa
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