quinta-feira, 5 de novembro de 2009

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

A educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que tem suas especificidades próprias, é diferente de outras modalidades porque o ensino é voltado para pessoas que não tiveram oportunidades em idade própria para estar na escola. O público a quem o professor encontra é mais experiente, apresenta uma história de vida diferenciada e que está em busca de mais conhecimento, ele não vem porque precisa estar ali e nem porque o pai ou a mãe manda. Mas está na escola por vontade própria, por desejo de querer realmente aprender.
Nesse sentido, a prática pedagógica precisa corresponder às expectativas desses alunos jovens e adultos para que não se sintam desmotivados ou com sentimentos de quem não conseguem aprender. O aluno que sentir isso poderá evadir por falta de estímulo e motivação. Por isso, a prática precisa valorizar o conhecimento que o aluno já tem, valorizando sua cultura e sua aprendizagem, pois mesmo que alguns não saibam ler e escrever já traz consigo uma experiência de mundo. Como dizia Paulo Freire “A leitura de mundo precede a leitura da palavra”.
A área científica e a tecnológica evoluíram muito nos últimos anos e por isso pensamos, talvez, que com tanto avanço nessas áreas não existam mais pessoas analfabetas. Mas dados estatísticos vem nos mostrando que o número de analfabetos no Brasil, ainda, é grande. Atualmente, a alfabetização de Jovens e Adultos já vem recebendo uma atenção mais especial dos governantes. Em muitos municípios os alunos já estão tendo acesso a essa educação.

Um comentário:

Roberta disse...

Vanícia!!

Trabalhar com o EJA exige mesmo um planejamento especial como falaste. É importante pensarmos nisso, pois temos como alunos pessoas que já têm uma grande experiência e isso deve ser levado em conta.
Esses alunos precisam se sentir seguros e valorizados para poder seguir adiante em seus estudos, e o papel do professor é fundamental nesse momento.

Abraços
Roberta