quarta-feira, 10 de junho de 2009


Estudo de Caso

A interdisciplina Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais nos propôs uma atividade de um estudo de caso, onde tivemos que escolher um sujeito com necessidades educacionais especiais, podendo ser meu aluno ou até de outra instituição. Diante desta proposta escolhi uma menina que apresenta dificuldades de aprendizagem, desde as Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
A menina tem doze anos, e está estudando a quinta série em uma escola estadual. Em sala de aula é uma aluna concentrada, realiza todas as atividades propostas, mas tem muita dificuldade na leitura e na escrita. Repetiu a quarta série do Ensino Fundamental.
Os professores achavam que esta dificuldade ia ser superada no final das Séries Iniciais, que aluna apenas precisava de um prazo maior que os seus colegas para se superar.
Segundo relato da mãe, a professora da quarta série achou que a aluna precisava ser avaliada por especialistas, porque parecia apresentar algumas características da dislexia. Atualmente, está sendo avaliada por especialistas, neurologistas, psicólogos e fonoaudióloga, que não descartam a possibilidade de ela ser disléxica.
Fazendo o estudo deste caso, vi como é difícil para o educador perceber algumas deficiências, necessitando do diagnóstico de outros profissionais especializados para confirmar as suas suspeitas. Acredito que o papel maior do professor é desenvolver atividades e recursos necessários de acordo com as necessidades de cada aluno.

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