sexta-feira, 1 de maio de 2009


O Dilema do Antropólogo Francês

Todos nós passamos por situações onde somos obrigados a expor nossa opinião sobre um assunto. Muitas vezes, agimos de maneira que talvez não achamos correto. É difícil, mas precisamos ter muito cuidado para não fazermos um julgamento precipitado de alguém, é necessário analisar e pesquisar o motivo que levou a pessoa a ter determinadas atitudes.
A atividade da interdisciplina Filosofia da Educação me colocou perante uma situação onde tive que argumentar contra a decisão do antropólogo. Mas o que é argumentar? Argumentar é ter a intenção de convencer ou justificar. É importante defender nossas idéias, mas para isso precisamos ter bons argumentos.
A partir do texto “O dilema do antropólogo francês” tivemos que contestar no fórum a decisão do antropólogo, criando três argumentos refutando a decisão dele.
A missão de Claude Lee era apenas pesquisar os hábitos dos nativos, decidindo jamais interferir no modo de vida dos habitantes. Mas um de meus argumentos é que ele foi egoísta pensando apenas em seus próprios interesses. Quando os nativos perguntaram se ele era um mensageiro dos deuses e se todo homem branco é mensageiro dos deuses, ele mentiu dizendo que sim. Desta forma estava condenando aos nativos a ficar a mercê de outros homens brancos mal intencionados. Deveria ter falado a verdade porque a mentira é um ato imoral que fere a conduta do outro. Um dia a verdade virá á tona e aí já pensou na reação daquele povo?
Esta atividade nos faz refletir em muitas situações que acontece na nossa sala de aula. Quantas vezes não sabemos como agir diante de uma situação? Não sabemos quem está certo ou errado? Portanto, é necessário pensar antes de tomar qualquer decisão para não acusar ninguém injustamente.

Nenhum comentário: