
Estágios do Desenvolvimento
A interdisciplina Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II está nos proporcionando estudar as teorias de Piaget.
Piaget acredita que a inteligência é construída progressivamente ao longo do tempo, e que o desenvolvimento cognitivo da criança passa por estágios seqüenciais, mas o início e término variam de acordo com as características de cada um e o estímulo que recebe do seu meio. Então, as fases de desenvolvimento não são identificadas pela idade, mas pela suas características cognitivas.
Os estágios de desenvolvimento, segundo Piaget, são divididos em quatro períodos que são Sensório-motor, Pré-operatório, Operatório concreto e Operatório- formal.
O primeiro estágio é o Sensório-motor que vai do nascimento até os dois anos de idade. A criança neste estágio tem a ausência do pensamento, representação ou linguagem. A função mental dela limita-se a reflexos (agarrar, sugar, choro, atirar, bater e chutar), age sem pensar, pois suas ações ocorrem antes do pensamento.
Todas as reações que o bebê tem centram-se no seu próprio corpo, por exemplo, tudo que ele pega leva a boca.
As noções de espaço e tempo são construídas pela ação. Quando um obstáculo é colocado entre o bebê e algo que ele deseja, ele tenta de alguma maneira remover este obstáculo para alcançá-lo.
O segundo estágio é o Pré-Operatório que vai dos dois aos sete anos de idade. Uma das características deste estágio é o egocentrismo pensa em si mesma não conseguindo se colocar no lugar do outro. Tudo para ela deve ter uma explicação, é a fase dos por quês. A criança nesta fase manifesta atividade imitativa transforma o mundo real em um mundo de fantasia e de desejos. Ela imita ou reproduz sem a presença dos objetos, fazendo uma representação mais intuitiva e não preceptiva e motora como da fase anterior. Ela não depende só de suas sensações e de seus movimentos, mas já consegue construir símbolos, por isso este estágio é caracterizado pelo pensamento simbólico. Também a criança não consegue fazer a reversibilidade, não consegue converter relações.
O terceiro estágio é o Operatório Concreto que vai dos sete aos onze anos de idade aproximadamente. A criança consegue executar ações mentalmente através do concreto, é capaz de ver as coisas de diferentes ângulos usando o pensamento lógico, mas não consegue aplicar a lógica a problemas hipotéticos e abstratos.
A criança já é capaz de classificar objetos conforme suas semelhanças ou diferenças. Neste estágio ela mostra uma superação do egocentrismo.
O quarto e último estágio é o Operatório-Formal, a partir dos onze anos de idade. Neste estágio o indivíduo é capaz de realizar operações de raciocínio abstrato, isto é, conseguem aplicar o raciocínio lógico em todas as situações apresentadas buscando, soluções a partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade. É neste estágio que o adolescente vai formando a sua identidade.
Acredito que é importante o professor conhecer todos esses estágios para que possa ajudar o aluno, elaborando atividades de acordo com o estágio de desenvolvimento em que se encontra.