sexta-feira, 24 de abril de 2009



Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II

O texto “Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos” de Fernando Becker nos mostra as três diferentes formas de representar a relação ensino/aprendizagem na sala de aula.
Pensando no primeiro modelo, Pedagogia diretiva o professor é visto como o detentor do saber, ele tudo sabe e o aluno não sabe nada. Este modelo pedagógico é sustentada pela epistemologia Empirista que considera o aluno como uma tabula rasa, uma folha de papel em branco.
No segundo modelo Pedagogia não-diretiva o professor é considerado apenas um facilitador no processo ensino-aprendizagem. Essa pedagogia é sustentada pela epistemologia Apriorista que acredita que o ser humano nasce com uma bagagem de conhecimentos e o professor deve interferir o mínimo possível, acreditando que o educando aprende por conta própria, só é preciso despertar o conhecimento que ele já possui.
O terceiro e último modelo é Pedagogia Relacional, professor e aluno aprendem juntos. As vivências e conhecimentos anteriores do educando precisam ser considerados. O professor acredita que o aluno pode aprender sempre em qualquer situação de aprendizagem. Essa pedagogia é sustentada pela epistemologia construtivista ou interacionista.

Consegui a partir das reflexões deste texto analisar a forma como fui ensinada na escola pelos meus professores. Alguns até trabalhavam com a epistemologia construtivista que acredito ser uma das que permite uma aprendizagem mais significativa, onde há uma troca constante de saberes.

Um comentário:

By Benites disse...

Vanícia!

Diante as tuas reflexões te pergunto:
Como você trabalharia? Que modelo?
Poderias avançar nesta questão.
Vou aguardar o teu comentário Ok.
Benites.