
Analisando um Projeto de Aprendizagem
Um desafio neste semestre foi analisar um Projeto de Aprendizagem. O projeto do grupo analisado tinha como tema central “Fotografia através dos tempos”. Foi preciso um olhar crítico e observador para não sermos injustos com os colegas, é difícil saber se estamos fazendo uma avaliação correta, pois tudo ainda é muito novo.
Sabemos que todos os grupos, inclusive o meu, teve muita dificuldade na realização dos projetos. Era uma nova proposta de trabalho, éramos acostumados a trabalhar com o método ainda tradicional, onde o professor escolhia o tema de seu interesse, a pesquisa era feita em livros, sites as respostas apareciam prontas para a pergunta. Esta nova metodologia de Projeto de Aprendizagem parte de um assunto da curiosidade do aluno.
Algumas dúvidas, erros, acertos das colegas consegui identificar com o Projeto de Aprendizagem do meu grupo. A primeira pergunta central do projeto das colegas era muito ampla e não renderia um bom Projeto de Aprendizagem, portanto reelaboraram rompendo com as características de um projeto tradicional. Houve um crescimento do grupo em cada etapa reelaborada.
A elaboração de um Projeto de Aprendizagem requer construir e reconstruir a todo instante. O professor neste tipo de trabalho passa a ser orientador do processo ensino aprendizagem e o aluno sujeito ativo deste processo. Por isso, é importante trabalhar com essa metodologia em sala de aula.
Sabemos que todos os grupos, inclusive o meu, teve muita dificuldade na realização dos projetos. Era uma nova proposta de trabalho, éramos acostumados a trabalhar com o método ainda tradicional, onde o professor escolhia o tema de seu interesse, a pesquisa era feita em livros, sites as respostas apareciam prontas para a pergunta. Esta nova metodologia de Projeto de Aprendizagem parte de um assunto da curiosidade do aluno.
Algumas dúvidas, erros, acertos das colegas consegui identificar com o Projeto de Aprendizagem do meu grupo. A primeira pergunta central do projeto das colegas era muito ampla e não renderia um bom Projeto de Aprendizagem, portanto reelaboraram rompendo com as características de um projeto tradicional. Houve um crescimento do grupo em cada etapa reelaborada.
A elaboração de um Projeto de Aprendizagem requer construir e reconstruir a todo instante. O professor neste tipo de trabalho passa a ser orientador do processo ensino aprendizagem e o aluno sujeito ativo deste processo. Por isso, é importante trabalhar com essa metodologia em sala de aula.
Um comentário:
Vanícia!
Um exercício mais que necessário a avaliação.
Veja que quando estamos com nossos alunos, estamos constantemente avaliando seu crescimento e suas descobertas. Isto oxigena a sala de aula, possibilita crescimento de todos.
Valeu o exercício
Ok.
Benites
Postar um comentário