sexta-feira, 30 de novembro de 2007

O texto “Por que você ouve tanta porcaria?”, proposto pela interdisciplina Música na Escola, me fez pensar na música de maneira diferente. O que estamos ouvindo? Fiquei um pouco surpresa com as informações que o texto me trouxe. Afinal, nunca parei para pensar porque uma música faz tanto sucesso de uma hora para outra.
Agora entendo, pois quem define o que é sucesso no momento é o mercado fonográfico. Não estão preocupados com a qualidade do que estão lançando, mas sim com o lucro. As rádios tocam inúmeras vezes uma música por dia. Isso faz com que os ouvintes ouvem e acabem gostando dela.
Não conseguia entender como algumas músicas tão vulgares, podia estar no horário das mais pedidas.
Precisamos ouvir criticamente as músicas, prestando atenção na letra, no que diz e não simplesmente cantar e curtir só por ter um som, uma melodia legal. Como no próprio texto diz: “Se continuarmos nos fingindo de burros, em breve teremos a maior indústria fonográfica do mundo – e também a mais corrompida”.
Portanto, acredito que o professor precisa alertar os alunos sobre essa manipulação musical. Só assim formaremos cidadãos críticos e ouvintes de boas músicas.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi querida!

O teu registro revela importantes descobertas, em especial, a tomada de consciência de nosso papel na manutenção do que se houve por aí, sem consciência, condicionados como "ratinhos" na caixa de Skinner...
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie