segunda-feira, 24 de maio de 2010

Sexta semana de prática...


Na semana que passou as atividades foram desenvolvidas em torno do projeto “Corpo e Higiene”. As propostas aos alunos foram bem dinâmicas, trabalhando o corpo do aluno, com muita música e atividades práticas como o conhecimento das medidas do corpo de cada um. Montamos um cartaz com as medidas de todos os alunos, usando barbante. Depois disso, comparamos o mais alto e o mais baixo, e também quem é mais baixo do que (fulano). Essa atividade fez com que os alunos compreendessem a noção de medida, partindo de algo concreto, o próprio corpo, dessa forma a aprendizagem torna-se mais significativa.
Outra atividade que os alunos gostaram muito foi a de movimentar o corpo a partir dos movimentos que eu fazia com uma boneca. Foi fantástico, pois após a dança expliquei a importância da nossa coluna, que nos sustenta, relacionando com a boneca que não consegue permanecer em pé porque não tem coluna vertebral. Muito interessante, também, foi o fato dos alunos darem vida para aquela boneca.
Acredito que são atividades assim que fazem a diferença no cotidiano escolar
.

Primeira visita do estágio


No dia 19/05 recebi minha primeira visita da tutora Ana Paula e da supervisora Dóris Almeida na escola, mas quem me acompanhou em sala de aula foi a Ana Paula. Pena que quase não foi possível acompanhar os alunos em atividade em sala de aula, porque logo que chegou os alunos foram chamados para lanchar.
A visita foi de grande importância e muito válida. Ela deixou-me mais segura, me deu algumas sugestões em relação ao espaço da sala de aula. Pediu que eu deixasse mais ao alcance dos alunos os jogos pedagógicos e os cartazes que estão expostos na sala de aula.
Confesso que fiquei um pouco ansiosa, pois afinal de contas estava sendo avaliada. Mas entendo que isto é fundamental neste período, porque as observações nos fazem refletir sobre nossa própria prática.

segunda-feira, 17 de maio de 2010


O estágio está sendo uma ótima experiência. Muitas aprendizagens já tive durante estas semanas de aplicação em sala de aula.
Esta semana que passou fiz a culminância do primeiro projeto “Eu e Família”. Minha proposta inicial era desenvolvê-lo em apenas duas semanas, mas não consegui. Em muitas atividades propostas os alunos precisaram de muito mais tempo para realizá-las do que eu tinha previsto. Também, desenvolvi atividades sobre as mães, então precisei de muitos espaços da aula para ensaios e confecção de lembrancinhas.
Agora, já estou iniciando o projeto “Corpo e Higiene”. Posso, dizer que estou bem mais segura. Já conheço melhor os alunos, o ritmo da turma e de cada um.
As crianças da Educação Infantil nos surpreendem a cada atividade. São muito criativas e adoram realizar atividades lúdicas, principalmente atividades com jogos. Fiz uma trilha para trabalhar as Palavras Mágicas e as Boas Maneiras envolvendo toda a turma e eles adoraram, ficaram concentrados do início ao fim da atividade. Outra coisa que gostam muito de fazer são pinturas com uso de tinta guache. As crianças aprendem muito com atividades lúdicas. Estou realizando também muitas atividades que envolvem expressão oral, pois é muito importante nesse período escolar.
Procuro discutir um assunto sempre na roda, questionando-os muito os fazendo expressar suas idéias e opiniões, a fim de desenvolver o pensamento crítico.

sábado, 1 de maio de 2010

Refletindo sobre minha prática...


As atividades desenvolvidas nesta semana foram ainda em torno do projeto “Eu e Família” que estou desenvolvendo. Pude perceber em uma das atividades propostas que nem sempre a criança reage como se espera, mas faz o possível dentro dos seus limites. Pedi que recortassem de revistas gravuras que representassem as coisinhas que mais gostam e as que não gostam. Durante a procura os alunos não conseguiram realizar os dois pedidos ao mesmo tempo. Disseram que primeiro iriam recortar as coisas que gostavam e que depois fariam as que não gostavam. Essa atitude dos alunos me fez enxergar que queria exigir algo em que não estavam aptos a fazer, ia além das suas possibilidades e de seus limites.

Fantasias e imaginações das crianças!


Trabalhar com a Educação Infantil está sendo prazerosa, uma experiência única. Nessa idade as crianças estão vivendo o mundo da fantasia.
É muito interessante a relação que os meus alunos têm com os mascotes que foi criado por eles em sala de aula. Essa é uma proposta que está dando certo e a cada dia dois alunos os levam para casa o Léo e a Luciana, assim batizados pela turma.
No início de cada aula os alunos que levaram os mascotes para visitar sua casa relatam como foi passar um dia com ele. Segundo Maria Virgínia Gastaldi “A narrativa (...) é, portanto, o que modela e estimula a atividade mental”. Neste sentido, a oralidade é fundamental no desenvolvimento das crianças na pré-escola.
Quando fazem o relato sobre os mascotes, também procuro explorar sempre a sequência de atividades que eles realizam juntos e o tempo que isso acontece, desenvolvendo a sucessão temporal. Assim, percebo o quanto os alunos o tratam como se fossem um super amigo, um parceiro, alguém que tem sentimentos, vida própria. Esse mundo de faz-de-conta infantil é uma forma da criança aprender as coisas, trabalhando com os seus sentimentos e brincando com a sua realidade.
Ainda, para trabalhar esse mundo da imaginação e fantasia, também gosto de contar histórias. Esta semana ouviram a história “Tudo começa em casa” da autora Cristiane Ostermann da série Muda Mundo, que trata do relacionamento familiar e das relações com o outro. Usei para a contação as imagens ampliadas do livro e a partir delas fui contando a história. As crianças gostaram muito. Essa forma de contação permitiu que eles imaginassem a partir das imagens o que iria acontecer, e ainda é uma maneira de tornar a história ainda mais real na mente de cada criança.