quinta-feira, 30 de outubro de 2008






Frustração

Este é o tema do nosso projeto temático proposto pela disciplina Psicologia da Vida Adulta. Para a elaboração deste projeto formamos um grupo: eu, Maria Aparecida, Rosimeri e Simone Matos. Nossa pergunta central: Como as frustrações são encaradas na vida adulta?
Este vem me proporcionando muitas aprendizagens. Sabemos que todo ser humano em algum momento da vida passa por uma frustração, mas é preciso saber lidar com este sentimento. Para isso é necessário entender que não podemos ter tudo que desejamos.
Desde cedo é preciso aprender a lidar com a frustração. Na infância os pais podem exercitar a criança a compreender e entender que as coisas podem tomar rumos diferentes daqueles que traçamos. Esse exercício pode ser diário, nas situações cotidianas da criança. Desta forma ela vai crescer aprendendo a lidar com as adversidades da vida.

Essa pesquisa está me ajudando a entender melhor os sentimentos do ser humano e como ele pode ser frágil ou forte dependendo da forma como encara os fatos e situações da vida.


“Só não tem frustração quem não tenta, não se arrisca”

quarta-feira, 15 de outubro de 2008


Vida Adulta...

A partir da disciplina Psicologia da Vida Adulta, muitos conhecimentos estão sendo adquiridos. A leitura do texto “Aprendizagem na Vida Adulta” de Tânia Beatriz deixa claro que o estágio operatório formal inicia a partir dos 12 anos de idade e perdura pela vida adulta, mas isso não significa que acontece de forma igual para todas as pessoas, as características de cada uma são diferentes, elas são individuais. Muitas pessoas estão na fase adulta em relação à idade, mas não em suas atitudes.
Todo educador que trabalha com jovens e adultos precisa conhecer as características do pensamento operatório-formal para entender e compreender como acontece a aquisição da aprendizagem e o seu comportamento.
O ser humano, durante toda a sua vida, está em constante processo de aprendizagem, interagindo com o seu meio e com o outro. A aprendizagem é contínua, não pára nunca.
A interdisciplina Organização e Gestão da Educação propôs um trabalho em grupo. Os componentes do meu grupo são: Andréia Borges, Maria Aparecida, Rosimeri, Simone Schutts e Tânea.
Trabalhamos no programa Xtimeline e criamos uma linha de tempo, com as questões relativas às constituições federais do ano de 1934, 1937, 1946, 1967 e 1988.
Algumas questões foram consideradas como:
* contexto sóciopolítico e econômico;
* a obrigatoriedade do Estado na manutenção e expansão do ensino público;
* a gratuidade do ensino público (níveis e modalidades);
* a vinculação de recursos (de impostos) à educação;
* a forma de ingresso dos professores no magistério público.
Abaixo está o link para a linha do tempo

sexta-feira, 10 de outubro de 2008



Projeto de Aprendizagens

Este está sendo mais um semestre de grandes descobertas e de constantes aprendizagens. Muito trabalho em grupo está sendo feito, um deles é o Projeto de Aprendizagem, proposto pelo Seminário Integrador V.
Meu grupo é o seguinte (eu, Maria Aparecida, Mineide, Rosimeri e Tânea). Para a realização deste projeto tínhamos que partir de uma curiosidade nossa. Desta forma decidimos pesquisar sobre a Invenção Fotográfica.
Formulamos nossa pergunta central: Que mudanças ocorreram no campo fotográfico, desde o surgimento da fotografia até os dias atuais, enfatizando o município de Três Cachoeiras?
Pensamos em nossas dúvidas e certezas em relação à pergunta. Isso me fez pensar em minhas curiosidades sobre a fotografia e naquilo que já tinha conhecimento. Uma dificuldade encontrada foi em definir o que realmente era dúvida e certeza.
A partir dos comentários recebidos decidimos reformular todo o nosso projeto, pois nossas dúvidas e certezas não abordavam o município de Três Cachoeiras como constava na pergunta central.
Sabemos que elaborar e reelaborar fazem parte de qualquer processo de aprendizagem. Portanto, reformulamos o nosso projeto e ao longo das discussões resolvemos pesquisar a Influência Fotográfica em Três Cachoeiras. Por isso nossa pergunta central agora é: Qual a influência da fotografia na vida das pessoas de Três Cachoeiras desde o seu surgimento neste município até os dias de hoje?
Então, estamos partindo para a pesquisa, e tenho certeza que vamos adquirir muitos conhecimentos e termos grandes descobertas com este projeto.