terça-feira, 16 de setembro de 2008



O ser humano e suas fases...

Os textos propostos pela interdisciplina Psicologia da Vida Adulta são interessantes para compreendermos alguns comportamentos do ser humano.
Estudar as fases da vida adulta é importante para entender nossa própria vida. Nós humanos passamos por várias fases e muitas vezes convivemos com pessoas que estão em fases diferentes e não entendemos determinadas atitudes. As fases descritas por Erikson nos ajudam a entender certos comportamentos.
Cada estágio tem seu momento e suas características próprias. A passagem por uma fase ou de uma para outra não pode ser limitada a uma idade determinada, pois depende muito do desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor do indivíduo. Por isso não se pode identificar a fase tendo como base a idade que ela se encontra, mas as características que ela apresenta.
O texto de Maturana também nos leva a pensar sobre o ser humano, com o enfoque nas relações que este tem consigo mesmo, com o outro e com o mundo. Somos seres que precisamos viver em sociedade e aprender a conviver de forma harmônica com tudo o que nos rodeia para sermos pessoas felizes.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Sistemas de Ensino
Nós como educadores precisamos conhecer as esferas do governo e o que compete a cada uma para que possamos exigir os nossos direitos enquanto cidadãos. Temos três esferas: Federal, Estadual e Municipal. Isso até já tinha conhecimento, mas não tinha bem claro o que compete a cada uma.
A esfera Federal detém o maior poder e é responsável pela organização do Plano Nacional de Educação (LDB) em colaboração com os estados e municípios.
A esfera Estadual compete organizar os seus sistemas de ensino e dar prioridade ao Ensino Médio, mas deve oferecer o Ensino Fundamental em colaboração com o município.
A esfera Municipal é responsável pela Educação Infantil e o Ensino Fundamental, priorizando este último.
Essas três esferas precisam trabalhar em regime de colaboração para que possamos ter políticas educacionais coerentes, respeitando a Constituição e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) em prol da educação brasileira.
Políticas...
Durante a leitura do texto “Política Pública e Gestão da Educação em Tempos de Redefinição do Papel do Estado” muitas reflexões fiz em relação às políticas que hoje temos em nossa sociedade. Infelizmente não se faz política como deveria, pois é algo sério e importantíssimo para o progresso de um povo. Portanto, o que vemos é a política sendo tratada como “politicagem”.
Agora, em tempos de eleições municipais muito o texto contribuiu para algumas reflexões. Precisamos escolher aqueles candidatos que apresentam em seus planos de governo uma política voltada para a democracia e que priorize as políticas educacionais e públicas, permitindo a participação do povo nas tomadas de decisões e na elaboração de projetos.