Achei interessante o filme Balance, pois ele possibilita várias reflexões. Mais interessante ainda é a forma como ele é apresentado, com o uso apenas da linguagem visual. Esse tipo de linguagem faz o aluno prestar mais atenção, pois necessita a observação atenta de cada detalhe das cenas, os movimentos e ações dos personagens, cada minúcia deve ser observada porque é isso que faz com que consigamos interpretar o filme como um todo. Em sala de aula esse recurso deve ser mais explorado.
As reflexões que podemos fazer dele é surpreendente. No início nas primeiras cenas achei um pouco estranho aqueles personagens caminhando sem rumo. Mas aos poucos fui compreendendo o que eles faziam naquele lugar.
Somos seres que ocupamos um pequeno espaço, e a forma como ocupamos faz a diferença no ambiente onde vivemos. Esse espaço ocupado com certeza deve ser respeitado, cuidado e amado. A forma como me relaciono com ele mostra como me relaciono comigo mesmo porque o homem não vive sem o espaço. Se os tratos com desprezo, desprezam-me, se os tratos com egoísmo, isolam-me.
Portanto, o homem é totalmente dependente desse espaço e precisa mais do que nunca preservá-lo com solidariedade, carinho e amor. Cuidando do meio em que você vive, você estará cuidando de você mesmo.