quarta-feira, 30 de abril de 2008

Um novo desafio foi lançado...

A interdisciplina Seminário Integrador IV, propôs uma atividade para fazer um Plano Individual de Estudos. Realizar este trabalho foi um grande desafio, refletir quais os objetivos que pretendo alcançar no decorrer deste semestre, pensando em minhas necessidades como estudante, o que quero aprender e como quero aprender.
Também precisei pensar em evidências necessárias para mostrar realmente minhas conquistas.
Acredito que todo trabalho requer antes um bom planejamento, pois ele nos ajuda a avaliar nosso crescimento. Um plano de estudos deve estar sempre aberto a mudanças, inacabado e flexível, desta forma a aprendizagem será contínua.
Estudos Sociais...

Nosso intuito como professor é trabalhar os conteúdos de Estudos Sociais voltados para o cotidiano do aluno.
Antes a disciplina de Estudos Sociais preocupava-se com a decoreba, longe da realidade e sem muito significado para o aluno. Assim a disciplina tornava-se chata.
Atualmente, graças a uma nova visão pedagógica que valoriza o lado individual do aluno e as relações sociais a disciplina está mais atrativa e interessante.
É importante o professor partir da realidade do educando, problematizando as questões a fim de fazer o aluno pensar. Este deve ser o propósito de todas as disciplinas escolares.
Conforme o texto “Do acaso a intenção em Estudos Sociais” de Maria Aparecida Bergamaschi não podemos esquecer da importância do planejamento, e este deve ser flexível.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

A importância de trabalhar Classificação e Seriação
A partir da realização das atividades de classificação e seriação percebi que podemos trabalhá-las de diversas maneiras para melhor entendimento dos alunos. Este trabalho deve ser iniciado desde a pré-escola, utilizando brinquedos, blocos lógicos, sucatas..., fazendo a criança perceber as diferenças e semelhanças entre os objetos, sendo de extrema importância para o seu desenvolvimento cognitivo.
Nesta etapa da vida a criança necessita de material concreto, e somente utilizando objetos, fazendo a classificação e seriação que ela vai construindo a estrutura de número que é importante para o conhecimento lógico-matemático.
O professor precisa partir do conhecimento que a criança traz, do seu meio social, para explorar suas concepções de mundo e aos poucos ir construindo um novo conhecimento.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Ciências nas séries iniciais

Acredito que a atividade experimental deve ser desenvolvida nas aulas de ciências a partir de questões investigativas e que se relacionam com a vida dos alunos e que se tornam problemas reais e desafiadores. Assim deve ser o ensino de ciências desde as séries iniciais para que favoreça a ocorrência de perguntas, questionamentos que propiciem situações problemáticas e possibilitem a construção do conhecimento.
Os conhecimentos que as crianças possuem ao chegar à escola são fundamentais para a aprendizagem. Mas o conhecimento prévio só vai ajudar a criança aprender, se o professor der oportunidade para ela pensar e se manifestar.
Portanto, devemos buscar conteúdos do mundo da criança, usando tanto aulas teóricas, quanto experiências concretas, possibilitando que novos conhecimentos sejam adquiridos. “O ensino de Ciências deve mostrar que nós somos parte de Um universo em constante transformação”

sábado, 19 de abril de 2008

Matemática...

A Matemática está presente em nosso cotidiano. Desde o nosso nascimento ela faz parte de nossa vida marcando o dia, o mês, o ano e à hora de nosso nascimento.
Ao ensinar Matemática estaremos desafiando os alunos, desenvolvendo o raciocínio lógico, a capacidade de encontrar soluções para resolver problemas que enfrentam na vida diária.
A Matemática é considerada uma das disciplinas mais odiosas pelos alunos. Por isso o professor deve usar jogos, brincadeiras, e principalmente, material concreto. Desta forma a aula fica divertida, e os alunos aprendem brincando e acabam gostando da disciplina, pois desperta neles o interesse e a vontade de aprender.
Os jogos devem ser escolhidos e preparados com cuidado para o aluno adquirir conceitos matemáticos importantes, sendo ele um facilitador do processo ensino
aprendizagem.