quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Atividade de Teatro
A partir da proposta de fazer o Inventário criativo, realizei as leituras de três excelentes textos que abordam o fazer teatral na educação. Após a leitura posso dizer que passei a ter uma outra visão do significado do teatro e percebi como ele é amplo.
A aula prática foi super legal. Os alunos gostaram muito das brincadeiras e desenvolveram muitas habilidades corporais, todas eram atividades artísticas teatrais, pois permitiram que os alunos improvisassem situações e gestos, sendo muito criativos. Também pude perceber os traços de personalidade do aluno, o seu comportamento em grupo e individual.
Esta interdisciplina está me fazendo refletir e pensar que o teatro se utilizado de forma correta em sala de aula, é muito importante para a construção do conhecimento do aluno, considerando-o como um ser que pensa, sente e faz.
Através do teatro o próprio aluno consegue perceber as suas limitações e potencialidades. E nas atividades que desenvolvi pude conhecer as limitações de cada aluno.

sábado, 20 de outubro de 2007

Filme: Doze Homens e uma Sentença

A atividade realizada esta semana que era fazer a síntese do fórum me fez refletir a importância da discussão e das trocas de idéias. Desta maneira, interagindo com o colega passamos a pensar de maneira diferente.
Com o filme Doze Homens e uma Sentença compreendi melhor o significado de evidência e argumentação. Fez-me pensar que não devemos agir ou julgar alguém num primeiro momento, no impulso. Pois, muitas vezes, essas pessoas são acusadas de terem feito algo, quando na verdade são inocentes. Devemos analisar as evidências com muita seriedade e refletir levando em consideração todas as evidências para tomarmos uma decisão correta.

Refleti como nós, enquanto educadores, podemos estar julgando em alguns casos, nosso aluno, pois diariamente nos deparamos com situações onde se faz necessário analisar os fatos. Precisamos ter em mente que o aluno tem o direito de expor o seu ponto de vista, e que não podemos acusá-lo sem ter certeza do ocorrido.